quinta-feira, 26 de abril de 2012

Como educar seu gato




Hoje o anjinho daqui de casa se superou, aliás, ele tem se superado a cada dia que passa. Mas como amo muito esses peludinhos, vou sempre atrás de soluções para meus problemas com o felino do balacubaco que tenho aqui. Eu já tinha uma gata, que acostumei a comer patê, e que apesar de quando ela era pequena ainda, ter aquela energia típica dos gatos, ela nunca subiu na pia, mexeu no lixo, ou mesmo pulou no fogão aceso (isso, tb o anjinho fez hj), mas amanhã falo disso. São tantas coisas para contar das estripulias dele, que no final das contas, vai dar um livro. Não sei se é pq achei ele na rua, e ele tava acostumado a se virar, ou é um pestinha mesmo. O fato é que ele vive subindo na pia e derrubando o lixo. Aí vão algumas dicas, que achei em outro blog, e depois conto pra vcs se deu certo ou não. Amanhã conto as peripércias de Monster (nome do meu gatinho), quanto ao fogão.

Viviane

Saiba como educar seu gato

24/01/2010
Prometi escrever esse post assim que eu fosse à veterinária e tirasse minhas dúvidas sobre comportamento animal. A consulta foi ontem – um capítulo a parte, que será descrito mais pra frente – e saí de lá com informações valiosas. Eu poderia vendê-las (rá), mas decidi compartilhar tudo com os fiéis leitores desse blog. Com vocês, em primeira mão, o “Manual definitivo de bom comportamento dos gatos – como educar seu bichano sem traumas, gritos ou arranhões”.
Obediência
O borrifador é meu senhor e obediência não me faltará
> Tudo o que você vai precisar é um borrifador de água. Paguei R$ 2,58 a unidade: logo, meu arsenal com dois custou R$ 5,16.
> Encha o borrifador com água (só água) e sempre que o gato fizer algo que não deve, espirre água nele dizendo a palavra “NÃO”. Nada de frases complexas, diga apenas “NÃO”.
> Comecei a usar a técnica no sábado. Cerca de 12 horas e 12 borrifadas depois, eu só preciso mostrar o borrifador (sem espirrar) e dizer “NÃO”, que eles já descem da pia da cozinha (o engraçado é que eles sobem lá justamente para lamber água).
> Mingau está sussa com a técnica. Manjar está meio bravo, não quer carinho, e sai de perto quando eu chego. Já já passa.
> Outra alternativa é encher uma garrafa PET com arroz e sacudi-la sempre que eles fizerem algo errado. Essa opção pode dar dor de cabeça a longo prazo: como os bichos ficarão com medo de barulho, martelar um prego na parede pode se tornar um evento.
Comida
> A Dra. Pet de Manjar e Mingau disse que posso dar frutas para eles. E também Whiskas temptation (já explico sobre o Whiskas sachê). Tudo sempre dentro do potinho onde eles comem a ração, para não haver confusão. Se você colocar a fruta sobre a mesa, eles não vão saber distinguir que a comida da mesa é só para os humanos.
> O Whiskas sachê é muito parecido com comida humana: tem pedacinhos de carne e molho. Por que ele poderia comer aquilo e não o strogonoff que está no seu prato? Já o temptations é um snack seco, com cara de salgadinhos no estilo Fandangos. Ou seja: não é para humanos e não causará confusão.
> Se você não quiser que seu gato peça pão, não dê pão para ele. A Dra. Pet contou a história de uma gata que never ever subia na pia. Até que a dona teve a péssima ideia de dar um pedaço de carne crua e, agora, a bichana virou uma carnívora das mais mais. Sobe em tudo e não dá paz quando a dona está preparando comida – principalmente com carne.
Com o “Manual definitivo de bom comportamento dos gatos", essa cena fica no passado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário